Você está aqui

E.E. João Amos Comenius

São Paulo, SP

E.E. João Amos Comenius

cidade: São Paulo, SP

Nº de alunos: 1946

Mídias sociais

Percurso I > Tarefa 4

A história coletiva

A História Coletiva

Setembro 19, 2018

Em 1963 os moradores do Bairro Vila Ami fundaram a escola que de inicio era conhecida como "Grupo Escolar de Vila Ami" e tinha como Diretora escolar a senhora Esther Garcia e como Vice-Diretor o senhor José Calosso. Em 1970 a escola ganha seu nome oficial "E.E. João Amos Comenius" uma homenagem ao senhor Jan Amos Komenský que era mestre, cientista, escritor checo, integrante da classe eclesiástica e considerado o fundador da Didática Moderna. A iniciativa da homenagem foi do atual Governador da época Roberto Costa de Abreu Sodré.

Em 1978  a senhora Esther Garcia deixa a direção da escola e o senhor José Calosso assume a Direção até o ano de 1980. Quando chega o senhor Antonio Oliveira para assumir a direção,  José Calosso retorna a suas atividades como Vice-Diretor

Sobre o homenageado:  Nasceu no dia 28 de março de 1592, no município de Nivnitz, na Morávia, região localizada na Europa central, atualmente território da República Checa. Ele foi educado em um núcleo familiar protestante, no interior da igreja dos Irmãos Morávios, que adotava a linha de Jan Huss, dentro de um padrão de estrita humildade, singeleza e princípios inflexíveis e devotos.

Esta formação espiritual marcou decisivamente a mente de Comenius e o inclinou a seguir a vocação teológica. Ao completar 12 anos ele viu sua família deixar a vida; órfão, conheceu a educação desprovida de afeto, a rigidez do sistema escolar, com a imagem terrível do professor despótico, as lições pretensamente dogmáticas, dotadas de uma verdade absoluta, as temidas palmatórias e a característica severidade. O garoto recebe, neste ambiente lúgubre, tão somente os rudimentos da arte de ler, escrever e contar.

Atualização: Nós montamos, em respeito à memória dos alunos, um mural destacando os ex-alunos do Comenius que hoje estão nas universidades e pretendemos atualizá-lo sempre de modo a mostrar que há alternativas possíveis de alçar voos maiores por meio da escola. É uma forma de contar a história da escola, eternizar a memória de nossos ex-alunos e incentivar os nossos atuais para as possibilidades de realização que eles mesmos possuem, mas que por vezes acreditam não ter. Certamente, é uma forma de revigorar a auto estima deles próprios.

Por: Vitor Rocha 

Atualização: Profº: Aurélio

Fotos