Você está aqui

E.E. João Amos Comenius

São Paulo, SP

E.E. João Amos Comenius

cidade: São Paulo, SP

Nº de alunos: 1946

Mídias sociais

Percurso I > Tarefa 5

Inversão de papéis

Inversão de papéis

Outubro 30, 2018

Uma peça baseada em fatos reais

O que é um papel social? Um papel social é um conjunto de normas, valores, direitos, deveres que nos condicionam a ter determinados comportamentos, em contextos diversos. Essa foi a explicação do professor Aurélio de sociologia, que utilizou o exemplo de que as portas condicionam os nossos comportamentos, sim, as portas.

Na explicação dele, quando passamos o portão da escola e entramos, a partir dali "viramos alunos", quando passamos a porta da nossa casa "viramos filhos", quando entramos em uma empresa, "viramos profissionais". Temos vários papéis na sociedade, e várias portas abertas que tem em seu interior as normas, os valores, os direitos e os deveres referentes a cada um desses papéis.

No dia 30/10/2018, terça-feira, os alunos mudaram seus papéis com os professores e uma aluna com o diretor, alunos do grêmio acompanharam o trabalho da secretaria. Os professores, claro, tiraram casquinha imitando o comportamento que nós temos em sala de aula, jogaram bolinha, mexeram no celular, interromperam em horas inapropriadas. Eu senti o quanto isso atrapalha, e percebi que não adianta só entrar em sala de aula, percebi a necessidade de preparar bem os conteúdos. Isso me fez perceber o valor do professor, e as dificuldades que eles enfrentam.

Já a  Luana, que ficou a tarde com o diretor, percebeu o monte de coisa que ele faz, atende pai, atende professores, o pessoal do grêmio, organiza horários, verifica documentos, assina outros vários, auxilia na secretaria, auxilia em questões de mal comportamento do alunos. Vitor do grêmio, que ficou na secretaria, pode conhecer o espaço, onde se guardam os documentos da escola, atender a comunidade no guichê e auxiliar no preenchimento do livro de ponto dos funcionários.

Sobre a experiência de estar junto do diretor a Luana disse:

Foi muito legal poder ver tudo o que acontece. Nem sabia que era tanta coisa assim. É tanta gente querendo falar com você ao mesmo tempo, querendo resolver tanta coisa que eu ficaria louca.

Tudo é bastante exaustivo e não tem um minuto de descanso. Bem diferente do que nós alunos costumamos pensar, achamos que é fácil, mas para que eu possa exercer meu papel de aluna e ter todos os meus direitos garantidos, muitas pessoas em diferentes papéis tiveram que cumprir seus deveres. É uma experiência que todos os alunos precisam ter um dia.

Autor: Giulia - 8º ano C

Alunos participantes da inversão de papeis: Giulia, Silas, Luana, Victor.

Revisão textual: Profº Aurélio

Fotos